6 Dicas para ter um Sorriso mais Branco

Sorriso Branco

Um Sorriso mais Branco é o objetivo de muitos pacientes. Mas para você ter um Sorriso mais Branco, o fundamental é adotar alguns cuidados na rotina de higiene. Mesmo depois de fazer um clareamento, eles ainda se tornam necessários para você conseguir manter os resultados.

Isso porque existem alguns hábitos que contribuem para o amarelamento dos dentes. Então, para que isso não aconteça, é preciso ter atenção. Quer ajuda para isso? Neste conteúdo, listamos 6 cuidados fundamentais para manter os dentes mais brancos e um sorriso saudável. Acompanhe!

 

1. Tenha uma boa rotina de higiene bucal

Quando a rotina de higiene bucal não é efetiva, o acúmulo de placa bacteriana e o desgaste no esmalte do dente colaboram com o amarelamento. Por isso mesmo, é fundamental adotar cuidados específicos de limpeza. Veja só:

  • use escovas macias, preferencialmente com cabeça pequena e arredondada;
  • não utilize muita força durante a escovação;
  • escove os dentes após todas as refeições;
  • use o fio dental diariamente.

Caso ingira alimentos ou bebidas ácidos, como vinho ou doces, aguarde cerca de meia hora para a escovação. A saliva produzida no período ajudará a reduzir a acidez da boca, prevenindo a abrasão dos dentes durante a escovação.

2. Beba muita água durante o dia

Beber água já é uma prática recomendada em diversas dicas de saúde, mas ela também colabora para ter dentes mais brancos. A ingestão do líquido evita que a boca fique ressecada. Essa situação reduz a resistência bucal e acelera o aparecimento de doenças bucais como cáries e gengivite.

Assim, ingerir água ajuda a estimular a produção de saliva e previne a síndrome da boca seca. Dessa maneira, há menos riscos de desenvolver problemas que colaboram com o escurecimento dos dentes.

3. Para ter dentes mais brancos, não fume

O cigarro é um dos principais vilões quando o assunto é o sorriso mais branco. As substâncias do cigarro, como o alcatrão e a resina do tabaco, se acumulam na superfície dos dentes. Elas ficam grudadas nas ondulações e em outros defeitos do esmalte, resultando em amarelamento e mesmo manchas marrons.

Cumpre ressaltar que, no caso dos fumantes, até o clareamento dental exige mais atenção. Isso acontece porque fumar durante o processo impede que ele cause o efeito esperado. Inclusive, há riscos de aparecerem mais manchas. Após o término do tratamento, o hábito também faz com que os dentes fiquem amarelados mais rapidamente.

E sempre vale frisar que o cigarro também colabora com o desenvolvimento de outros problemas de saúde, como câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares. Então, vale a pena deixar esse hábito e investir em uma vida mais saudável.

4. Evite bebidas e alimentos com corantes

Diversos alimentos e bebidas são ricos em corantes naturais ou artificiais. O consumo em excesso pode fazer com que os dentes fiquem amarelados devido à absorção da substância. Veja alguns exemplos:

  • café;
  • vinho;
  • refrigerantes;
  • açaí;
  • chocolate;
  • molho de tomate;
  • beterraba;
  • molho de soja;
  • curry;
  • chás escuros.

Portanto, vale a pena reduzir a ingestão. E, sempre que consumi-los, redobre os cuidados com a higiene oral. Eles também devem ser evitados durante ou após o clareamento dental, a fim de manter os resultados por mais tempo.

5. Aposte em uma alimentação balanceada

Existem alimentos que colaboram com o fortalecimento do esmalte dental e a saúde bucal. Então vale a pena investir nessas opções para manter o sorriso mais saudável. Alguns dos principais são o leite e seus derivados, cenoura, morango, castanhas e peixes.

Além disso, os ricos em fibras – como maçã, pera e barra de cereais sem açúcar – têm um efeito de autolimpeza nos dentes. Sem contar que também ajudam na produção de saliva. Logo, a inclusão deles na alimentação pode ajudar a manter o sorriso mais claro.

Por outro lado, açúcar e amido em excesso aumentam a acidez da boca. Isso prejudica o esmalte dos dentes e colabora com o amarelamento e o aparecimento de manchas. Então, mantenha sempre uma alimentação balanceada.

6. Faça visitas regulares ao dentista

Por fim, não se esqueça das visitas regulares ao dentista. Elas são fundamentais para fazer limpezas profundas, prevenir e diagnosticar problemas. Além disso, caso você não esteja satisfeito com a coloração dos dentes, o profissional poderá indicar tratamentos, como o clareamento dental.

Além disso, ele pode avaliar quais são os fatores que causam o amarelamento no seu caso. Dessa forma, ajudará a indicar os melhores hábitos. E então você terá suporte para manter os resultados obtidos no tratamento.

Para isso, encontre um consultório de confiança e converse com o profissional para estabelecer a rotina ideal. Normalmente, as consultas são feitas a cada 6 meses, mas a frequência pode sofrer alterações para casos específicos.

 

Viu só? Com a inclusão de alguns cuidados em sua rotina, é possível ter dentes mais brancos para manter um sorriso bonito e saudável. Esperamos que as nossas dicas ajudem a colocá-los em prática. Ainda não fez a sua consulta de rotina? Aproveite a oportunidade e agende uma avaliação com a Dra Tati!

Share: